sexta-feira, 15 de abril de 2016

Lendo Mulheres -#4 Livro MULHERES retratos de respeito, amor - próprio, direitos e dignidade.

Antes de falar sobre o livro, vou falar sobre a ilustradora ,Carol Rosseti.
 Ela se define como designer, ilustradora ,artista ,feminista e amante de chocolates. quer definição melhor que essa ? não né. 

Conheci a Carol pelos seus desenhos ,uma ilustração que pulava na timeline aqui, outra ali. mas quando se olha o todo ( o livro por exemplo) é possível ver a grandiosidade deles, cada um deles é um ato político, um ato de amor, um ato de resistência. ( melhor subtítulo ever).

Depois de ler o livro, assisti uma palestra da Carol do Tedx, e nessa palestra ela contava como começou a desenhar , ela disse que foi quando o pulso ficou firme o suficiente pra segurar o lápis , adiantado um pouco a história , contando como começou as ilustrações , Carol disse que queria testar os lápis de cores. Seja na trajetória da Carol, nas ilustrações ,o que fica implícito é a naturalidade. ela disse que a ideia era ''uma conversa entre amigas'' ,mal sabe ela quantas amigas ganhou mundo a fora.

O livro é a reunião dessa ilustrações ,é onde podemos ver o todo. A Carol dividiu por temas, corpo,moda,identidade,escolhas, amores e valentes. Ela escreveu um texto de introdução pra cada tema,seguido das ilustrações.

Você não vai se identificar com todas as mulheres, mas incrivelmente ,se reconhecerá nelas. seja na dor, seja na alegria, o que temos em comum é o ser mulher ( ou termos nos tornados mulheres né Beauvoir ?) existir sendo mulher ,é resistir!

São várias mulheres, representações, cores, formas,amores e lutas distintas. Carol guiada pela naturalidade, nos mostra mais uma vez isso. Ser diferente é normal e é ótimo.



Quando abrimos o livro, na orelha já temos a seguinte frase '' Ainda que você não se identifique com essa pessoa ,não acha que ela merece respeito e dignidade ? '' É nisso que pensamos quando abrimos o livro, e depois de fechá -lo. Essa ideia que temos que levar adiante. 

Quando penso no livro,sempre lembro de Guimarães Rosa, que disse  '' viver é plural''. Carol nessas páginas nos mostra isso. viver é plural, amar é plural, beleza é plural, ser mulher é plural. E não precisa e nem tem que ser igual. 



O livro é muito bonito, as ilustrações estão perfeitas ,a diagramação, tudo maravilhoso. Eu particularmente amei o fato de abrindo o livro ,vermos várias mulheres de mãos dadas. Achei incrível. Vale muito a pena comprar ,mas também é possível ver as ilustrações na página da Carol Rossetti.


onde comprar : Amazon,Saraiva e Submarino




Nenhum comentário:

Postar um comentário