sexta-feira, 15 de abril de 2016

Lendo mulheres - #5 Não sou uma dessas

 O livro Não sou uma dessas ,é uma autobiografia da Lena Dunham.
 Além de escritora, Lena é criadora, roteirista ,diretora e atriz na série Girls da HBO. A série acompanha a vida de quatro mulheres, na faixa dos vinte anos ,vivendo em Nova York, enfrentando os altos e baixos dessa famigerada vida.

Não tem como falar do livro, sem citar a série, durante a leitura, você é levada a Hannah, personagem da Lena na série ,seja nas histórias contadas por Lena, seja na personalidade egocêntrica que ambas compartilham. É inevitável não se sentir familiarizada.

O livro foi divido em seções, tais como : amor, sexo,corpo, trabalho ,família... Onde Lena compartilha suas histórias e experiências, não segue uma linha temporal, em um momento ela cita o passado em outro, algo que aconteceu anteontem.

Ele tem um fluxo diferente, seja por conta da questão temporal,mas também a forma que ele é escrito, parece um diário, onde registramos momentos ,sentimentos,coisas que queremos lembrar ou esquecer.

Lena abre o seu diário e compartilha sua vida da forma mais honesta possível. Como numa conversa entre amigas ou aquelas conversas que temos com nós mesmos. Ela simplesmente conta, desde coisas triviais ,como o dia a dia, lembranças da escola, até virgindade, estupro,relações de trabalho, questões existenciais.

Ela conta não com o intuito de chocar ou se promover. Tão pouco é um livro de auto ajuda. como disse antes, é uma autobiografia, É a vida da Lena, são as coisas que aconteceram com ela, mas podem ter acontecido comigo ou com você. Ela tinha algo a dizer, se fez sentido pra você ou não, ai depende. Pra mim fez.

A capa traz alguns comentários feitos por revistas e jornais, em um deles, trazia o termo lúcida , após a leitura, percebi que essa palavra define perfeitamente. Lena foi lúcida, coerente com ela mesma, com sua história e trajetória. Ela realmente tinha o que dizer e disse. Ela não é uma dessas, ela é melhor, ela é real.

''Tenho 20 anos e me odeio. Meu cabelo, meu rosto, o formato da minha barriga. A maneira como minha voz soa hesitante e meus poemas soam piegas. A maneira como meu pais falam comigo num tom ligeiramente mais formal do que o que usam com a minha irmã, como se eu fosse uma funcionária pública surtada e que, se for pressionada demais, talvez exploda os reféns que deixei amarrados no porão''     Lena Dunham




O livro foi publicado pela editora Intrinseca ,tem 304 páginas, é brochura (diferente da versão americana) os desenhos que compõem a capa, dão um charme a edição, Além das ilustrações feitas pela amiga de infância da Lena, Joana Avillez. O que tornou o livro ainda mais especial.




  
                                                       Onde comprar : amazon,saraiva e submarino.


Quero compartilhar uma das minhas cenas preferidas da série Girls. Hannah cantando Oasis <3 <3 





Nenhum comentário:

Postar um comentário